07/05/18

A CRÍTICA LITERÁRIA E A CEGUEIRA


«A crítica útil e verdadeira será aquela que em vez de modelar as suas sentenças por um interesse, quer seja o interesse do ódio, quer o da adulação ou da simpatia, procura reproduzir unicamente os juízos da sua consciência.» (Rabelais)
«A crítica literária perdeu prestígio à medida que a literatura deixou de ser vista como cultura para ser considerada entretenimento, incluída pelos mídia nas actividades efêmeras que constituem a industria cultural. O entretenimento generalizado não deixa tempo para a solidão e a reflexão que a leitura literária exigem. Crítica é análise e julgamento estético, e necessita de um espaço que a mídia, salvo raras exceções, não está mais disposta a lhe conceder. A crítica literária tende a ficar fechada nos limites da academia e, por isso, aquela que se faz no jornal ou na internet, mesmo se breve, tem maior influência, como a publicidade positiva ou negativa de qualquer outro produto.» Leyla Perrone-Moisés in Mutações da Literatura no Século XXI.
_____

Entende-se por crítica - vem do Grego KRITIKOS, "capacidade para fazer julgamentos", de KRINEIN, "separar, decidir, julgar", relacionado a KRISIS, "julgamento, seleção", de KRINEIN, "quebrar", do Indo-Europeu KREI, "peneirar, discriminar, distinguir" (in aorigemdapalavra.com.br) - essa operação que visa "fragmentar e decapar uma obra de arte, reinserindo-a em possíveis contextos artísticos e sociais" (Lúcia Czer). Assim sendo, o que vem a ser crítica literária?

É a interpretação das obras e das suas características literárias em cada cenário de determinado período, buscando entender esse universo literário e único, como se a partir dessa interpretação se desenhasse o rosto dessa sociedade literária da época. A crítica busca a compreensão da obra literária, no tempo, com a imparcialidade exigida para que não padeça de falta de credibilidade. Para que não corra o risco da cegueira e do colapso devido ao interesse mesquinho e oportunista que muitas vezes (infelizmente, hoje, isso é prática corrente) obscurecem o bom poeta e o bom escritor contemporâneo que fica, com tais práticas, em patamares inferiores àqueles que escrevem sem criatividade, cujas obras são um legitimo emaranhado de palavras sem mensagem a passar.

Nunca se produziu tanta e tão má literatura como hoje. Ouso dizer que há maior número de poetas que leitores. Corrijo: há mais (maus) poetas que (bons) leitores. Atrevo-me a mais: são os maus leitores, a quem eu chamo pseudo-leitores, que são a fonte de energia para os pseudo-poetas proliferarem. Destes pseudismos está a literatura portuguesa cheia. À porta de muitos destes pseudo-poetas-vale-tudo estão, de atalaia, muitos críticos jornalísticos, daqueles que fazem ténues e mal fundadas investidas por certas obras literárias, aqueles a quem a crise do jornalismo em papel paga mal, ou nem paga, para fazer crítica literária... aqueles que, guiados por um certo grau de cegueira-interessada, se relacionam com a literatura contemporânea de tal modo que os levam unicamente a verem aquilo que querem ver ou, melhor dizendo, que a sua miopia literária deixa ver. Uma miopia literária que não é, de todo, inocente ao seu olhar e ao seu interesse: é a crítica parcial, é a crítica afeita e afecta às feiras de vaidades, é a crítica guiada pelo estímulo interesseiro e interessado, é a crítica que veste o fato domingueiro do "padrinho alugado" para a cerimónia do baptismo literário do afilhado - é a crítica parcial, mentirosa, incompetente e corrupta, tantas vezes. Uma falta de coerência total, uma ausência de escrúpulos sem medida. Diz-se que, devido ao curto espaço que é dado ao crítico jornalístico nos jornais, a crítica se remete, no seu "papel residual", a pouco mais do que ser um "guia de compras", muitas vezes um mau guia porque atribui o máximo de "estrelas" a quem não as devia ter. Talvez sim, talvez não... talvez falte, no crítico, a capacidade de julgar; talvez tenha perdido, o crítico, o poder da crítica que lhe dava a capacidade para fazer ou destruir a carreira de um autor literário.

«Algo ronda a nossa história: a morte da literatura». (Roland Barthes). Quando se fala do "fim da literatura" referimo-nos à da modernidade. «Os críticos literários calaram-se, perderam espaço e prestígio. A literatura tornou-se coisa do passado.» (Leyla Perron-Moisés). Mas como (?) se nunca houve tanta ficção e tantos poetas editados, tantos eventos literários, tantos prémios instituídos, tanta mediatização... simplesmente porque os livros mais lidos e mais vendidos não correspondem aos padrões literários exigidos; deixaram de ser escritos numa linguagem que interroga o homem e desvenda o seu mundo de maneira aprofundada, tendo em vista a cultura, para serem considerados mero material de entretenimento em actividades efêmeras e festivaleiras generalizadas sem critério e julgamento cultural e sério, que não deixam tempo para a reflexão que a leitura literária exige. Por aqui, por esses/essas dinamizadores/as desses eventos, devia começar a crítica e a análise. São raros/raras aqueles/as que tal fazem: a tal reflexão que a leitura literária exige, porque curto e superficial é o seu conhecimento e maior é a preguiça mental para se debruçarem, em silêncio, no estudo aprofundado que tais eventos literários exigem.

[Cabe aqui contar um episódio, que nada tem a ver com crítica literária mas com leitura (ou falta dela) por mau leitor, a que assisti quando, em tempos, fui ao lançamento de uma obra poética levada a efeito por uma daquelas pseudo-editoras cuja proprietária nada diz sobre o poeta e sobre a obra pela razão que nada sabe dizer e, pior ainda, sequer leu a obra que acaba de lançar para avaliar da sua importância no campo literário: coisa mais difícil de ela (essa entidade editora) entender é "O QUE É ESSA COISA CHAMADA LITERATURA?".
No decorrer da prelecção entediante de tão ilustre orador, julgado por si, na sua inútil e vã vaidade de ostentação do "Dr" que fez questão de lembrar à plêiade assistente, quando apresentava a obra, de cigarrilha apagada entre os dois dedos amarelecidos, dava ares de que conhecia a matéria em  profundidade, pela leitura que fez dum poema, apenas, em que o autor-poeta falava de "papoilas amarelas". E discorreu, numa longa e enfastiadora hora de púlpito, tecendo louvores à obra do autor amigo, à laia de crítica, sempre rodeado das muitas "papoilas-amarelas" que encontrou no livro poético onde, afinal, só havia uma "papoila-amarela" num único poema.]

Como pode ser tão curto o saber?! Como pode ser tão grande a burrice?! Como pode custar tanto documentar-se para se mostrar saber?! Podia contar outra "estória" de quem tecendo crítica literária (?) a certa obra, quem o faz começa por escrever que "no seu vocabulário não encontra adjectivos para qualificar a obra do seu grande e bom amigo."

Ressalvo que esta "estória" aqui contada, nada tem a ver com a classificação "boa ou má" da obra apresentada - a primeira conheço-a em profundidade do manuscrito que me foi dado a ler pelo seu autor; a segunda, porque possuo o livro, que já li em profundidade também; apenas as refiro para mostrar, na primeira a falta de cuidado na leitura, que devia ter sido integral e da análise parcial e cega de quem sobre ela verteu matéria, em ambas.

Se criticar não é apenas fazer sangrias, muito menos é exercer actividade imaginativa. É uma actividade intelectual, metódica e reflexiva que procura o espírito do livro, descarnando-o, levando-o ao osso, autopsiando-o para lhe encontrar a alma, sem que o crítico esteja dependente de sujeições, sem preconceitos de amor ou ódio ao autor, sem crenças e sem mitos na imaginação.

© Alvaro Giesta (não escrevo segundo o denominado acordo ortográfico)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Prolegómenos sobre “Na Teia do Esquecimento” de Antero Jerónimo

Doem-me as mãos com que te escrevo estes versos… É do peso da espingarda, é do canto que se obrigam a escrever ...