14/07/18

UM POEMA - UM POETA DE ELEIÇÃO



por: Alvaro Giesta
(tudo quanto aqui publico é retirado de obras que possuo na minha biblioteca sem tecer, sobre elas, qualquer comentário)
______________

Airam Alice de São Bento Pereira Santos Costa Feijão, falecida em 2010, com 61 anos, em Cascais. Natural de Benguela, lutadora em prol da independência de Angola, no tempo em que era perigoso sê-lo, ascendeu à patente de Tenente-Coronel das FAPLA, braço armado do MPLA, foi confidente de algumas das maiores instâncias daquele país, de que se afastou quando o viu tomado por correntes pouco abonatórias, tendo vindo viver para Portugal e fez dele a sua pátria dos últimos 25 anos de vida - Portugal que a não tratou com brandura, como acontece geralmente neste país com os espíritos inquebrantáveis que prezam a rectidão longe do aplauso das multidões. 

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, possuía uma erudição avassaladora, adquirida através de muito estudo e conhecimento do mundo.
Publicou livros de poemas e artigos no domínio da Arqueologia em que foi investigadora no campo. Deixou um vasto espólio manuscrito e inédito, de que se extraiu o livro póstumo Stasis, publicado em 2012 pela editora Temas Originais, de Coimbra.
Do espólio, das quatro arcas, que a autora deixou, espera-se extrair tesouros literários, em poesia e conto, quando os manuscritos - muitos incompletos e rasurados e quase ilegíveis - forem devidamente estudados e explorados.
(Extracto da "nota prévia" ao referido livro. "nota prévia")

O livro é composto por três partes:
- Stasis ou as Palavras Interditas (que a autora deixou para ser publicado, embora sem data de conclusão ou de redacção)
- O Tempo e a Memória (publicado em livro em Luanda em 1975)
- Ode e 5 Poemas Ocasionais (retirados a esmo do enorme volume de manuscritos que ocupam quatro arcas)

Transcrevem-se três textos (um de cada parte da obra Stasis)

Poema 17. de Stasis

Choras baixinho ou espraias-te na sombra?
Esta é a tua neuma? O teu canto? Serei eu tua Quimera?
Na ponta dos meus dedos vives e no meu
cérebro latejas ferozmente. Como louca
tacteio teu corpo inerme vácuo (im)perfeito
donde emergem todas as estrelas. Quisera
adormecer em teu profundo poço ou
embalar-te a esperança pois em deuses
já não creio. Mas é na garganta que
nascem os gritos ou à flor da carne que
estremece? Cala-te agora. Vem. Toca-me
como a um bravio animal que se rende à
exasperação do falo. Mergulha no meu
ventre. Depois sim. Grita ou canta. Que o
gozo de sentir-te me comove até às lágrimas.


Texto 94. de O Tempo e a Memória

Deslizo rápida pela noite mórbida que grita e sonho com a beleza brusca do bronze do teu corpo vivo. Lentamente me atravessa uma embriagada loucura e o coração-animal-cego-e-gemebundo se incendeia em violentos amarelos.
O país do medo já foi ganho e os frutos apodrecem-me nas mãos inúteis e a boca em brasa encostada à paisagem é um sinal de luz para as tuas migrações.
Um espelho de imagens esvoaça-me no cérebro e carne alucinada qual flor aberta treme nos abismos da memória aflita... angustiosa doçura dos teus dedos líquidos nos meus seios pequenos.
Cresce-me o cabelo raízes de sonho e mágoa cordas de papel que puxam longamente pelo tempo fora eternos barcos de bruma que se despenham nas cascatas dos teus olhos insondáveis ternos ternos como uma rosa molhada.


Poema 4 de ode e 5 Poemas Ocasionais
(em nota de fim de texto na obra: "este poema inacabado, apenas esboçado em letra imprecisa, algo ilegível, foi o último poema escrito da poetisa, elaborado menos de umas quatro horas antes de falecer, no Hospital de Cascais, na madrugada de 18 de Abril de 2010. A preciosa meia página de papel, um tanto amarrotado, foi carinhosamente recolhida pela sua amiga Senhora D. Adélia Maria Liberato Curto Eugénio que esteve a acompanhá-la na derradeira noite.")

Um cavalo de ferro com olhos de labareda
e patas de veludo chora quânticas
lágrimas por dentro da noite. D' umas
patas voam sonhos [.....].
Um cavalo de ferro com patas de cristal.
D' umas patas [.....] jorram águas [.....]






Sem comentários:

Enviar um comentário

Prolegómenos sobre “Na Teia do Esquecimento” de Antero Jerónimo

Doem-me as mãos com que te escrevo estes versos… É do peso da espingarda, é do canto que se obrigam a escrever ...